Número de assassinatos recua em outubro no Vale do Paraíba, diz SSP
Número de vítimas de homicídios dolosos (quando há a intenção de matar) e latrocínio (roubo seguido de morte) caiu 37% em outubro deste ano no Vale do Paraíba no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Foram 29 vítimas, ante 47 em outubro de 2016.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Neste ano, as vítimas de assassinato já são 284, sendo destes 267 vítimas de homicídio e 17 de latrocínio. No ano passado, nos dez primeiros meses, foram 377 vítimas.
As três maioridades cidades da região, São José dos Campos, Taubaté e Jacareí puxaram a redução nos indicadores.
Em São José dos Campos foram duas ocorrências de homicídio e nenhuma de latrocínio em outubro. No mesmo mês, em 2016, foram seis. Em Taubaté o indicador de vítimas de assassinato caiu de sete para cinco e, em Jacareí, de seis para quatro.
Na região, um dos casos de maior repercussão no último mês foi o do professor de muay-thai morto no Araretama em Pindamonhangaba. A vítima atuava em um projeto social do bairro. Ninguém foi preso.
Roubo e furto
Os indicadores de roubo, furto e roubo e furto de veículos também tiveram queda em outubro no Vale. Os roubos caíram de 966 ocorrências no mês para 634 e, os furtos, de 2.190 para 2.157.
O roubo de veículos caiu de 191 casos em outubro de 2016 para 146 no último mês e, os fiurtos de veículos de 432 para 429.